quarta-feira, 12 de março de 2014

Questão de SEGURANÇA

Não è novidade para nós brasileiros que o nosso país precisa melhorar  e muito em segurança publica, transporte publico e trânsito, mas isso se torna ultrajante quando se tem uma realidade digamos que um pouco diferente, o que pude notar nessa minha viagem a outro país é que aqui a questão de segurança é outra.
Comum pessoas com celulares nas ruas e no metro
 Aqui eu posso sair em plena meia noite, uma hora, e passar a madrugada andando com meu celular na mão que quando voltar pra casa eu estarei com o meu celular em mãos (lógico se eu não jogar ele na rua).

Mas e no Brasil como seria isso?

Sair durante a noite na zona central da cidade com celular, bolsa é uma questão de coragem,  sim, uma questão de muita coragem. Dar uma voltinha na rua com meu smartphone em punho no Brasil seria uma coisa rara e muito arriscada, principalmente se for do tipo apaixonado por celular e tenha compro o ultimo lançamento do smartphone "da´hora".

Qual è o brasileiro que não foi assaltado, seja celular,  bolsa, tenis ou qualquer que seja o item levado?
Eu por exemplo em um  ano tive que comprar 6(seis) celulares porque fui assaltado, não por morar em uma zona perigosa, mas sim porque usava na rua, e veio alguém que se achou mais dono que eu e o levou...

No brasil tem pouco policiamento noturno nas ruas, cidadãos desprotegidos, trabalhadores desprotegidos durante a noite, seja ele qualquer for, e seja a função que tiver, durante a noite o dia esta desprotegido.
Imagino daqui a poucos meses, ingleses andando a noite pelo centro de Manaus sendo assaltados, ou sendo alvos de arrastões na ponta negra, não querendo denegrir a imagem da cidade que amo, do país que amo, mas sinceramente é uma realidade que NÓS vivemos todos os dias.

Material de ajuda (clique aqui) (reputação de Manaus)

"Na América Latina, é a realidade da maioria dos países que hoje vivem, em maior ou menor grau. A violência é a primeira entre as causas de morte no Brasil, Colômbia, Venezuela, El Salvador e México."

Mas a segurança publica não cabe somente as autoridades policias e de segurança, cabe também a nós população, denunciar, cobrar, pois uma frase celebre me vem a cabeça nessa hora " quem não chora não mama" então se você é incapaz de denunciar algo de errado e conivente com o crime, se não denuncia autoridade nenhuma vai pensar que tem problemas onde você mora

Ou a politica publica de segurança melhora ou essa copa e o futuro turistico do Brasil arruina de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário