terça-feira, 16 de setembro de 2014

Polêmica Contemporânea- Xenofobia feat. Preconceito

Apenas 49% dos brasileiros consideram que os imigrantes tornam o país um lugar mais interessante para se viver. Só 47% acham que os imigrantes trazem benefícios ao país. E preocupantes 38% acham que a presença de imigrantes tornou mais difícil de se encontrar emprego no Brasil e, mais grave, 41% acham que há um excesso de imigrantes por aqui.


O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

Mas não se comete XENOFOBIA apenas com estrangeiros, mas com pessoas do mesmo país, de estados diferentes, MAS EM NOSSO PAÍS SE MASCARA DE FORMA DE BRINCADEIRA, uma brincadeira cruel que fere pessoas de diferentes cultuaras e etnias.

Nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas e preconceito.


Mas vamos estreitar bem esse assunto porque é bastante amplo, e complexo.
 Vamos aos exemplos práticos...
Uma charge divertida mas que nos leva a questão, o norte do nosso país é conhecido pela grande selva amazônica, mas em outras partes do nosso querido país, os habitantes dessa região acredita-se que são INDIOS, não sabemos por quais questões leva pessoas a crer que há apenas indios e mato nessa região.
Os baianos, tidos como preguiçosos, os de Brasília, ladrões e corruptos, e os NORDESTINOS, vistos como escória do nosso país, mas porquê?¿


Mas em um pais multi-etnico, que se desenvolveu de diferentes culturas, ter essa parte tão negra, no Brasil, as etnias que mais sofrem xenofobia atualmente são, os argentinos, chineses, japoneses, portugueses, e os que mais sofrem além de xenofobia sofrem preconceito são os haitianos.

Xenofobia e Racismo


Xenofobia e racismo são dois conceitos diferentes mas que muitas vezes se traduzem em atitudes semelhantes de discriminação em relação a alguém. A xenofobia está direcionada para alguém que vem de outro país (mesmo que seja da mesma raça). Por outro lado, o racismo é a discriminação fundamentada na raça da pessoa em questão, mesmo que ela seja do mesmo país.


Agora passamos da parte tecnica, e vamos dar ao lugar uma experiência mais pessoal

Certo que brincamos, sobre certos assuntos que por detrás está um assunto mais sério, sofremos o preconceito étnico, cultural em todos os lugares do mundo, mas desrespeitar alguém do seu proprio país, de um estado diferente, mas em alguns lugares as BRINCADEIRAS tomam um rumo um pouco inesperado, o preconceito, a rejeição por pessoas de bairros diferentes, ¡sim senhor!
 Apenas pelo fato de eu morar em uma zona diferente da sua?¿ como?¿ porquê?¿
A causa de fato não sabemos, de onde tal preconceito seja oriundo, mas que existe, existe, mas tudo bem, nem tudo pode estar a cargo da tal xenofobia, mas são ramificações diferentes, talvez mais leves ou talvez pior, depende de que lado você espectador olha.

Vamos falar do nosso lugar, criticar de forma positiva e negativa.... 


Eu tenho direito de falar sobre sua cultura, seu estado, seu lugar, seu bairro e seu pensamento, mas você não pode falar da minha cultura, do meus estado, do meu lugar e do meu pensamento, a não ser que você faça parte dela, ou viva, conheça ela, já que você mora em um lugar distante ao meu!    ¿ Como senhor¿
 É a mesma coisa que você diz que somente você e as pessoas que vivem no mesmo lugar que você pudessem denegrir e exaltar a imagem desse lugar (mas vamos ampliar mais o tema), vamos olhar de um jeito diferente...

Eu não posso falar de pontos positivos e negativos do lugar que vives porque eu moro em outro lugar, mas tu podes sair e falar do lugar que vivo sem antes mesmo conhecer, eu não poderia falar ou comentar  do lugar que vives bem ou mal, porque eu não moro no meso lugar que tu...

Seria o mesmo que eu não pudesse falar daquele país que quero conhecer, porque eu não moro nele, ou, do artista que gosto, da pessoa que vejo na rede social, pelo simples fato eu eu não conviver e/ou conhecer?¿ 
Sim, é o mesmo caso, mas visto de formas diferentes, e tudo se encaixa no tema que descrevi acima de toda essa parte pessoal, è o mesmo tema, é o mesmo assunto, mas visto de formas diferentes a que ves, e escreves.

Preconceito, Xenofobia

Mas antes de tudo Conhecimento, pois a idade tampouco é relevante nesse momento


“Somos estrangeiros de nós mesmos. Ninguém se conhece até o ponto de poder se declarar completamente conhecido de si mesmo, acostumado a seus costumes, perfeito falador de sua própria língua, já seja a aprendida para se relacionar com os outros, já seja essa língua pessoal e privada que descreve até nossos mais íntimos e próprios pensamentos.
Somos estrangeiros de nossa família, de nosso lar, de nossos amigos, de nossa sociedade. Por isso acho engraçado o ódio ao que não me pertence, pois práticamente ninguém se pertence a se mesmo e ninguém se conhece a se mesmo”           (Rodrigo Díez Arnáiz


Fontes: Acesso direto aos links ao clicar



Nenhum comentário:

Postar um comentário